segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Tipos de Currículos Escolares



Em cada escola do nosso país, seja ela pública ou particular existe uma equipe pedagógica, esta equipe vai trabalhar em conjunto para elaborar seu currículo escolar onde vão discutir sobre os conteúdos que vão ser aplicados dentro da sala de aula durante o ano letivo; no currículo deve contar:
                  ○ Qual é o tipo de conteúdo que será aplicado aos alunos.
                  ○ Quais são os objetivos que querem ser alcançados através do ensino.
                  ○ A maneira que seus alunos vão ser avaliados.
Assim currículo associa-se em um conjunto de esforços pedagógicos, que podem-se afirmar que é por intermédio do currículo que as "coisas' acontecem na escola. Dai a necessidade de constantes discussões e reflexões na escola sobre o currículo, tanto o currículo formalmente planejado e desenvolvido quanto o currículo oculto. (Moreira, Antonio Flavio Barbosa e Candau, Vera Maria. 2008 pg:19, Indagações sobre Currículo.)
Podemos citar três tipos de currículo:
                    ○ Currículo Real: aquele que realmente acontece no ambiente de sala de aula, no exercício do dia-a-dia da maneira como os profissionais da educação enfrentam as dificuldades materiais dentro da sala de aula. Podemos dizer que a partir dos elementos do currículo real que o professor vai criar um perfil para cada aluno, levando sua experiencia e com base no currículo que o professor faz acontecer e alcançar seus objetivos dentro de sala de aula.
                     ○ Currículo Oculto: São atitudes e valores transmitidos pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Sendo que fazem parte do currículo oculto, relações e hierarquia, rituais, praticas regras e procedimentos, modos de organizar o espaço e o tempo na escola. Exemplo:
A maneira que a escola incentiva a criança a chamar os professores (as).
A maneira como arrumar as carteiras na sala de aula
(Moreira, Antonio Flavio Barbosa e Candau, Vera Maria. 2008 pg:18, Indagações sobre Currículo.)
                      ○ Currículo Prescrito: é aquele que define seus próprios conteúdos, que obedecem as determinações que procedem do fato de ser um objeto regulado por estancias politicas e administrativas (www.soniapiaya.com.br). Podemos citar que currículo prescrito é um currículo igual para todos, elaborado para que o professor simplesmente pegue pronto, execute como foi elaborado. Por exemplo: "O livro didático"  E um currículo de igualdade, de prescrição elaboração que serve de apoio ao sistema de ensino, que chega até o professor através dos materiais curriculares.




                                        http://escolaalternativadebatesuelicates.blogspot.com.br/